Carteira de Trabalho Digital: Veja o passo a passo para baixar

A Carteira de Trabalho Digital é um serviço inovador e amplamente aceito pelos empregadores para melhorar a produtividade e reduzir custos ao agilizar o cadastro de funcionários.

Este portefólio é o resultado de anos de trabalho em colaboração com empresas de todo o país para criar uma forma segura, eficiente e fácil de gerir a informação de todos os colaboradores de uma empresa.

A versão Digital é uma solução que possibilita às empresas armazenar, gerenciar e atualizar com facilidade as informações dos funcionários.

Oferece recursos que incluem controle de assinaturas digitais e criação de históricos de trabalho, tudo online.

Cada usuário da carteira pode acessar seus próprios registros, atualizar seu perfil, visualizar suas horas trabalhadas e ver seu salário mensal.

A carteira de trabalho Digital oferece ainda aos empregadores a possibilidade de gerir remotamente os contratos de trabalho das suas equipas.

O serviço oferece templates pré-fabricados que tornam o processo rápido e intuitivo, permitindo o envio e assinatura de contratos sem a necessidade de comparecimento físico ao local.

Os documentos assinados pelo empregador são armazenados de forma segura na nuvem e podem ser recuperados a qualquer momento.

Serviços estão disponíveis na pasta de trabalho digital

A Pasta de Trabalho Digital oferece diversos serviços aos usuários. Dentre eles, podemos citar:

  • Verificação de seus direitos trabalhistas
  • Alteração de dados cadastrais,
  • Visualização e emissão de documentos
  • Consulta de estatísticas trabalhistas
  • Adesão a previdência privada
  • Comunicação de aviso de rescisão
  • Comunicação de pagamento de salário e outros encargos
  • Recebimento de pagamento de férias
  • Consulta de histórico salarial
  • Pagamento de contribuições sindicais, etc.

Além disso, a Cartilha Digital também promove a educação trabalhista, como a disponibilização de materiais didáticos e simuladores para auxiliar o usuário.

Quais são os maiores benefícios de obter a carteira de trabalho digital

1. Maior segurança: A Caderneta Digital é criptografada e por isso difícil de ser alterada ou hackeada, comumente utilizada em diversos tipos de documentos virtuais nas empresas.

2. Praticidade: Com o Documento de Trabalho Digital é possível realizar ações relacionadas à carteira de trabalho de forma mais segura, eficaz e prática.

A consulta da documentação é mais simples e a possibilidade de acessar os dados por diferentes dispositivos também agrega valor.

3. Baixo custo: A pasta de trabalho digital representa uma grande redução de custos para empresas que não precisam gastar com impressão de documentos físicos, logística, segurança e armazenamento.

4. Prevenir fraudes: Devido à sua criptografia, o Caderno de Trabalho Digital impede que pessoas mal-intencionadas alterem os dados armazenados, tornando mais simples para as organizações detectarem possíveis fraudes.

5. Otimização de tempo: Com a digitalização dos documentos e a eliminação das edições em papel, a dependência de etapas muito demoradas deve ser reduzida.

Pois, é possível acessar a Caderneta Digital de qualquer lugar e em poucos segundos.

6. Outras funcionalidades: Outro ponto positivo da Caderneta Digital é que ela pode existir em diversos formatos, oferecendo também outras funcionalidades, como agendamento de consultas, uso de códigos QR e outras tecnologias.

Passo a passo para emitir a carteira de trabalho digital

1. Primeiramente, é necessário acessar o site da Emissão da Carteira de Trabalho Digital (http://www.mte.gov.br/carteiradetrabalho), administrado pelo Ministério do Trabalho.

2. Na tela inicial, clique no botão “Login”, localizado no canto superior direito da tela.

3. Na tela seguinte, escolha a opção “Cadastre-se” e preencha o cadastro com seus dados.

4. Após preencher os dados, escolha a opção “Criar Carteira de Trabalho Digital” e digite seu CPF, data de nascimento e nome completo.

5. Depois disso, aceite os Termos e Condições do Site e confirme a criação de sua carteira.

6. Após a confirmação, serão solicitados os próximos passos para liberação da Carteira de Trabalho Digital, como a digitalização dos documentos de identificação e a assinatura dos Termos e Condições.

7. Por fim, ao final do processo, você será informado sobre o horário em que seu documento estará disponível para acesso.

Conclusão

A Carteira de Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida para dar maior segurança e praticidade ao processo de emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Com ele, você pode ter acesso gratuito às principais informações relacionadas à sua CTPS, como certidões de trabalho, informações sobre salário, férias, licenças, recolhimento de impostos, entre outros.

Além disso, a CTPS Digital facilita o rastreamento e o armazenamento das informações relacionadas à sua CTPS, facilitando a troca de informações entre as diversas áreas da empresa, a simplificação dos processos cadastrais.

Isso pode servir como forma de validação desses documentos, aumentando a segurança e credibilidade das informações.

Por isso, baixar a Carteira de Trabalho Digital é uma boa opção para quem busca maior segurança e praticidade nas informações relacionadas à sua CTPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *