Como montar modelo de carta de demissão

Uma carta de demissão é a ferramenta que as empresas usam para notificar oficialmente um empregado de que ele ou ela será demitido.

A carta de demissão não é necessariamente uma notificação de que o empregado não terá mais trabalho.

Na verdade, um empregado pode ser posto em licença temporária, redução de jornada ou serviço sem ter sido oficialmente demitido.

Independentemente do motivo agindo por trás de uma carta de demissão, esta declaração formal ainda leva a uma conclusão oficial entre empregado e empregador.

Veja os detalhes que compõem uma carta de demissão

Além de preencher a função prática de notificar oficialmente o empregado de sua saída, as cartas de demissão também fornecem uma oportunidade para as empresas declararem seu desejo de preservar cordiais relações profissionais entre o empregador e o empregado.

Por meio de uma carta de demissão bem escrita, a empresa pode proteger seu próprio interesse profissional, bem como manter um relacionamento positivo que pode ser importante para o futuro.

Embora não seja obrigatório, a escrita de uma carta de demissão pode ajudar a tornar mais fácil para o empregado prestar contas da situação às entidades responsáveis ​​por processar a saída do empregado.

Uma carta de saída claramente redigida geralmente ajuda a prevenir o surgimento de mais complicações desnecessárias relacionadas ao processo de demissão, o que pode ser benéfico para ambas as partes.

Além disso, uma carta de despedida, com letra legível e concisa, geralmente é mais fácil de verificar.

7 dicas para fazer uma Carta de Demissão

1. Escreva a carta com cuidado: Escreva a sua carta de demissão com atenção, usando palavras adequadas. Escreva de forma profissional, sendo cuidadoso para não aborrecer seu antigo empregador.

2. Informe os motivos: Em geral, não há necessidade de informar os motivos da sua demissão. No entanto, se você estiver indo trabalhar em outra empresa, você pode informá-lo de forma respeitosa.

3. Peça para ser adicionado a lista de referências: Se você não tiver queimado todas as pontes com o empregador, peça para ser adicionado à lista de referências. Isso será extremamente útil para as suas futuras buscas de emprego.

4. Explore seu interesse profissional: Em sua carta, você também pode explorar seu interesse pela área de atuação.

Você pode expressar sua gratidão por ter a oportunidade de trabalhar na empresa e expressar o quão enriquecedor foi para sua carreira.

5. Escreva apropriadamente a data: Assim como na maioria das cartas, certifique-se de que a data esteja escrita corretamente. Você também deve assinar a carta por cima da data escrita.

6. Forneça informações de contato adicionais: Certifique-se de fornecer informações suficientes para que o empregador consiga entrar em contato com você no futuro. Forneça o seu endereço residência, e-mail e número de telefone.

7. Faça uma revisão cuidadosa: Por fim, é importante ler a carta duas vezes antes de enviá-la. Verifique se todas as informações estão corretas e certifique-se de que seja escrita de forma profissional.

Depois de verificar que a carta esteja correta, você deve selar e enviá-la.

A relevância da Carta de demissão

A Carta de demissão é um documento redigido pelo empregador para notificar um funcionário da sua demissão. Ela deve descrever o motivo da demissão, incluindo qualquer pagamento devido e a data em que a decisão entra em vigor.

A carta de demissão também deve conter informações detalhadas sobre quaisquer benefícios adicionais que se aplicam ao funcionário, como o direito a seguro-desemprego ou compensação por rescisão.

Se o funcionário receberá as suas férias proporcionais e/ou outros pagamentos, também devem ser mencionados na carta.

Além disso, a carta deve indicar se o funcionário será dependente de uma notificação prévia ao seu empregador para entrar nos benefícios de seguro-desemprego, assim como o contato do empregador para discussão desse tema.

A carta também deve esclarecer quaisquer direitos ou benefícios que ainda se aplicarão após a demissão, por exemplo, o direito a usar um plano de aposentadoria ou quaisquer outros planos da empresa.

Por fim, a carta deve conter um recibo explicando quando o funcionário tem de assinar a carta de demissão, se for o caso.

Considerações finais

É muito importante que sejam realizadas devidas considerações quando se trata de enviar uma carta de demissão. Afinal, ela será responsável por comunicar o encerramento de relacionamento de trabalho com um empregado.

Por isso, esse documento deverá ser elaborado de forma cuidadosa e clara; evitando deixar margem para dúvidas ou descontentamentos.

Além disso, deve-se ter em mente que esse é um momento delicado do relacionamento entre a empresa e o colaborador, sendo necessário respeitar os direitos trabalhistas e diretrizes legais para que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *