O termo “blocos de carnaval” remonta ao século XIX, quando abolicionistas usaram desfiles de carnaval para protestar contra a abolição da escravatura.
Essas divertidas marchas aconteceriam nas ruas do Brasil, como forma de expressar sua revolta.
A tradição dos blocos foi inspirada nos cordões baianos, que consistiam em grupos de pessoas, vestidas com personagens de todos os tipos, e correndo atrás de carros alegóricos.
Durante as manifestações, foram tocados passos de dança e músicas brasileiras como o samba.
No início do século XX, os desfiles tornaram-se mais organizados e começaram a surgir blocos com o nome de “Escolas de Samba”. Eram multidões formadas por homens, mulheres e crianças, vestidos com todo tipo de trajes.
Os carros alegóricos também começaram a aparecer e foram os protagonistas da festa.
Os blocos de carnaval tornaram-se cada vez mais populares ao longo dos anos. O que começou como uma forma de protesto logo se tornou uma tradição, e muitos dos blocos que surgiram na época ainda existem.
Os grupos têm suas próprias personalidades únicas, com desfiles elaborados e características sonoras únicas. Atualmente, os blocos carnavalescos são considerados uma das principais atrações do carnaval brasileiro.
Para você curtir muito o carnaval, veja a seguir algumas das agendas dos blocos mais visitados, confira.
Nesta exuberante folia, o Bloco Comemora invade as ruas do Recife com diversão e alegria. A concentração acontece na Praça da Cruz Vermelha, em Olinda, e o desfile passa por Olinda, até chegar ao centro do Recife.
O Bloco Grito da Lamentação traz às ruas compositores premiados de axé e maracatu. O desfile começa na Rua dos Inconfidentes, no Recife, e segue até o bairro de São José, onde é possível se divertir no famoso trio elétrico.
Durante o Reverberar, o Mundo Cão invade as ruas do Sítio Novo, no Recife. É o bloco que toca funk, pagode, rap e música eletrônica. Venha se divertir e dançar com muito sofrimento!
Supõe-se que seja a maior e mais animada festa da região. O bloco começa logo após o Bloco Reverberar e os foliões voltam com muita energia para o bairro de Santo Amaro. O desfile passa por quatro espaços selecionados no bairro.
O Chocalho da Alegria é o bloco folclórico das ruas do Recife. Seu desfile sai agitando as ruas da cidade, com alegria e diversão. O quarteirão passa pelos bairros de Jaboatão dos Guararapes e Recife.
O Bloco Psicodélico vem agitando as ruas do Recife com o melhor do rock, música eletrônica, pop, funk e hip hop. O desfile sai das ruas de Boa Vista em direção ao centro da cidade.
Tutto Pelo comanda esse bloco que invade as ruas do Recife com um grande show musical que vai do funk ao forró. O desfile sai do bairro Boa Vista e segue para a Estação Sol, no Derby Club.
O Bloco Radical é a mais nova sensação do Carnaval de Recife. O desfile sai do Recife Antigo e segue para o Derby Club e Vitória Regia, no bairro do Pina. Lá você pode curtir o carnaval animal mais radical.
Venha curtir o maior e mais animado bloco de Recife, o FAMA! Garanta o melhor da música eletrônica, axé, pop e funk. O desfile sai do Derby Club e segue até Pina, na região central da cidade.
Suave e Irado é um grupo de rua recifense que mistura a sensualidade do frevo com a força do maracatu, apresentado como uma viagem musical pelo samba, axé e reggae. O desfile sai do Derby Club e segue até o bairro de São José.
Um dos mais conhecidos do Recife, o Bloco na Calçada é o bloco que agita o calçadão da Boa Vista. O desfile sai do Derby Club e segue até o bairro Sítio Novo. Venha curtir o melhor do samba, rock, pagode, funk e música eletrônica.
Com influências da música brasileira e internacional, o Bloco Turbulência agita o Carnaval do Recife desde 2017. O desfile sai do Derby Club e passa por bairros como Bode, Jaguaré, Chã de Mata e Santo Amaro.
É importante lembrar que a agenda do bloco carnavalesco 2023 já está sendo elaborada pelos organizadores.
Aqui no Brasil, o tradicional Carnaval de Salvador vai se destacar mais uma vez, com sua programação de três dias repleta de atrações originais e da melhor qualidade.
Ainda há tempo para planejar a programação, e os blocos da cidade terão a chance de aprimorar suas atividades para proporcionar momentos inesquecíveis a todos os foliões.
Apreciar esse folclore brasileiríssimo e vibrar com as melhores bandas de cada rua será uma experiência única.